Hora extra VS Banco de horas

Você sabe os direitos quanto a sua jornada de trabalho, horas extras e banco de horas que a lei assegura? Você sabe a diferença entre esses três itens citados?

Esse artigo abordará esses temas de acordo com as leis vigentes. Fique atento e saiba dos seus direitos e o que esperar de seu empregador.

O que é hora extra?

Hora extra se trata de qualquer hora de trabalho realizada de forma excedente à jornada de trabalho.

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), jornada de trabalho é o período de tempo em que o trabalhador fica à disposição da empresa para realizar as atividades a ele confiadas.

A CLT, bem como a Constituição Federal, instituem o tempo limite de 8 horas diárias de jornada de trabalho e, somadas, 44 horas de trabalho semanais.

As horas extras são a maneira de possibilitar a extensão da jornada de trabalho.

As regras da realização de horas extras:

A CLT determina que as horas extras somente poderão ser realizadas por, no máximo, 2 horas diárias. Porém, caso haja algum acordo coletivo estipulado em contrato de regime de trabalho, esse limite pode ser alterado.

De acordo com a CLT, as horas extras também devem ser remuneradas de caráter excepcional à jornada de trabalho comum. Sobre as horas extras trabalhadas, incide um acréscimo de 50% no valor da hora de trabalho.

.

O que é o banco de horas?

As empresas entendem a hora extra como um custo adicional sobre a folha de pagamento. Horas extras inesperadas podem elevar muito os custos mensais de uma empresa.

Dessa maneira, algumas empresas optam por trabalhar no regime de banco de horas.

O banco de horas funciona da seguinte maneira: as horas que o funcionário trabalha além de sua jornada de trabalho comum, devem ser compensadas pela empresa em outro momento, liberando este funcionário para descanso. Essa compensação é realizada através do banco de horas.

Todavia, da mesma maneira que o valor financeiro das horas extras é maior do que as horas trabalhadas durante a jornada comum, no banco de horas também é acrescentado 50% do tempo que foi trabalhado de forma extra.

Por exemplo: um funcionário trabalhou duas horas além de seu expediente. Em seu banco de horas ele receberá a compensação de 3 horas de descanso, equivalentes às horas trabalhadas em regime extra + 50%.

Através do banco de horas, o funcionário pode acumular algumas horas de descanso ou até mesmo dias inteiros. Porém, o dia em que ele gozará destes direitos deve ser previamente acordado com o consentimento dos gestores da empresa.

Através do banco de horas, o funcionário também pode ter descontados os minutos em que chegou atrasado ou saiu mais cedo.

Quando o banco de horas vira pagamento?

O banco de horas também pode virar pagamento! Isso ocorre porque as horas extras tem um prazo para serem compensadas. O funcionário deve ter o seu banco de horas quitado em até um ano. Caso esse período não seja respeitado, as horas extras devem ser incluídas na folha de pagamento.

E então? Você prefere trabalhar sobre o regime de horas extras ou banco de horas? Conte para a gente e marque um amigo nos comentários para que ele também fique sabendo dos direitos do trabalhador!

Veja outros Conteúdos

Um sistema de ponto pode trazer grandes vantagens para sua empresa

Data da postagem: 10/13/2021

Adicional Noturno

Data da postagem: 10/13/2021

Carteira de Trabalho Digital já é realidade

Data da postagem: 10/14/2021

O Negociado prevalece sobre o legislado – Lei 13467/2017

Data da postagem: 10/14/2021

Como escolher a jornada de trabalho ideal ?

Data da postagem: 10/14/2021

Conheça todas as vantagens de possuir um sistema de ponto eletrônico

Data da postagem: 10/14/2021

Selecione um departamento.

Administrativo/Financeiro

Opção 0

Comercial/Vendas

Opção 1

Suporte/Implantação

Opção 2

Seja uma Revenda

Canal de Revendas

1ª Mensalidade GRÁTIS

PAGAMENTO SOMENTE EM 01 de DEZEMBRO

OFERTA

exclusiva para o mês de OUTUBRO

Dias
Horas
Minutos
Segundos

1ª Mensalidade GRÁTIS

PAGAMENTO SOMENTE EM 01 de DEZEMBRO

OFERTA

exclusiva para o mês de OUTUBRO

Dias
Horas
Minutos
Segundos