Configuração Ínicial

Assista todos os vídeos na sequencia para configurar seu sistema e usurfruir de todo potencial. Fique a vontade para chamar nosso time de suporte pelo WhatsApp.

00

Boas Vindas

Seja bem-vindo a trilha de configuração inicial do 3Ponto Web

Nesta trilha você aprenderá a realizar a configuração do seu 3Ponto Web da forma correta para garantir respaldo jurídico.

  • Assista todos os vídeos e realize as configurações conforme orientações
  • Em caso de dúvidas fique a vontade para acionar nosso time de suporte
  • Em caso de dúvidas agende uma call com seu contador ou advogado trabalhista juntamente com o nosso time de suporte

01

Configurando Convenção/Acordo Coletivo

Neste módulo você irá configurar Convenção/Acordo Coletivo. Isso é necessário para que o 3Ponto Web possa realizar os cálculos de forma correta. Em caso de dúvidas chame nosso time de suporte ou seu contador.

A configuração realizada neste vídeo é uma configuração básica utilizada por muitas empresas, recomendamos que siga as configurações a risca e ao final do Mês valide junto ao seu contador se os cálculos estão conforme seu acordo, caso precise de algum ajuste chame nosso time de suporte.

Observações Importantes:

  • Valide os cálculos antes de realizar o primeiro fechamento
  • Após o fechamento do período não será mais possível realizar alterações em Horários, Feriados e acordos coletivos, sendo necessário o cadastramentos de novos.

02

Cadastro de Calendário

O cadastro de calendário serve para que o sistema calcule as horas trabalhadas nos feriados ou para não gerar horas negativas quando um dia for feriado e o colaborador não for trabalhar.

Neste vídeo você irá aprender a cadastrar Calendários e Feriados, lembrando que você pode ter quantos calendários forem necessário, mas um colaborador só pode pertencer um único calendário.

Observação Importante:

Caso possua escalas 12x36, confirme junto a sua contabilidade se os feriados são contabilizados como dias normais, caso seja,  efetue o cadastro de um calendário e deixe-o em branco, ou seja sem feriados cadastrados, para que o sistema não considere feriados para os funcionários 12x36 vinculados à este calendário.

03

Cadastro de Período

É necessário informar ao sistema quando se inicia e quando termina o período de apuração do ponto. Sem realizar o cadastro do período não será possível realizar a apuração do espelho de ponto.

Pontos Importantes:

  • Você pode cadastrar até 3 períodos ao mesmo tempo (Status Aberto)
  • Para cadastrar o quarto período é obrigatório o fechamento do período mais antigo.

04

Cadastros de Horários

Para que o sistema possa calcular a jornada de forma correta é necessário realizar os cadastros dos horário, para quando for realizar o cadastro do funcionário o mesmo possa ser vinculado a um determinado horário.

Observações Importantes:

  • Para escalas alternadas como 12x36 ou 5x1, insira o horário de entrada e saída em todos os dias, pois o controle das folgas será configurado diretamente no apurador dia a dia, ou configurado de forma automática no módulo de escalas (Aba no Apurador) veja mais informações clicando aqui.
  • Em jornadas noturnas onde o funcionário inicia sua jornada em um dia e termina em outra, insira a virada de turno informando até quando as batidas de um dia pertencerá ao dia anterior.
  • Qualquer dúvida não hesite em chamar nosso time de suporte clicando no botão verde no topo da página.

05

Cadastro de Departamento e Cargos

Realize o cadastro dos departamentos e em seguida dos cargos vinculados a cada departamento. Isso facilitará sempre que quiser realizar qualquer tipo de  filtro dentro do sistema.

Caso não queira trabalhar com Departamentos e Cargos, efetue o cadastro de um departamento chamado "Padrão" e de um cargo chamado "Padrão".

Observações importantes:

  • O departamento e o cargo só é gravado no período após o fechamento,
  • Em caso de mudança de cargo ou departamento, realize o fechamento dos períodos destes funcionários e só em seguida altere o departamento e o cargo.

 

06

Cadastro de Colaboradores

Após realizar todos os procedimentos dos vídeos anteriores, realize o cadastro dos seus colaboradores.

Realizando o cadastro dos colaboradores, seus funcionários já estão prontos para realizar o registro de ponto. Você tem a opção se usar o nosso aplicativo ou realizar a integração com o REP (Registrador Eletrônico de Ponto).

Registro de Ponto por Aplicativo:

  • Assista o vídeo de número 07

Registro de Ponto usando REP (Relógio)

  • Entre em contato com o nosso time de suporte para configurar-mos seus relógio e o arquivo de importação, clique aqui.

 

07

Liberando registro de ponto por aplicativo.

Após realizar a liberação do funcionário para registrar o ponto pelo aplicativo, envie ao mesmo a senha cadastrar e oriente-o a baixar o nosso aplicativo no link

Android: Clique Aqui
iOS: Clique Aqui

O registro de ponto é simples e fácil.

Pontos Importantes:

  • O primeiro login obrigatoriamente o celular deve estar conectado a internet.
  • Após o primeiro login não será mais necessário estar online, mas em caso de registro de ponto off-line  os registros só serão enviados ao sistema quando houver uma nova conexão.
  • Caso o funcionário faça logoff do aplicativo, exigindo usuário e senha, será necessário estar conectado a internet para um novo login.

08

Realizando a apuração de ponto

O apurador é a tela principal do nosso sistema de ponto. Nesta tela você fará toda a gestão e controle de ponto de seus colaboradores.

Neste vídeo veremos de forma resumida as principais funcionalidades e as mais utilizadas. Em casos específicos orientamos a chamar o nosso time de suporte para lhe ajudar a tratar situações mais complexas.

Para realizar a gestão de escalas mais complexas assistam os vídeos abaixo:

Parametrização Escala 12×36: https://3pontoweb.com.br/cursos-3ponto/parametrizacao-escala-12x36/

Parametrização de Escala 5x1: Vídeo em Gravação

09

Impressão de Relatório de Espelho de Ponto

O relatório de espelho de ponto é um arquivo que o gestor envia para a contabilidade e confere junto com o colaborador, ele é um relatório completo com todas as informações para o fechamento da folha.

Ao final do mês envie o relatório para que sua contabilidade possa realizar o fechamento da folha de pagamento.

Em caso de dúvidas agende uma call junto ao nosso time de suporte para que possamos apresentar os resultados e tirar todas as dúvidas de seu contador.

10

Fechamento de Período

Esta função é onde realizamos o fechamento do período, após a gestão do ponto e conferência do relatório.

Recomendamos que não seja reaberto o período devido os impactos que podem ocorrer, como por exemplo alteração no banco de horas.

Após o pagamento da folha junto aos seus colaboradores, realize o fechamento do período para travar os resultados, assim o sistema não irá realizar e nem permitir que seja realizado nenhum tipo de alteração, mantendo assim seu histórico de ponto fiel aos documento emitido ao seu colaborador.