Entenda o que é geolocalização no aplicativo

O controle de ponto eletrônico é, sem dúvidas, o verdadeiro parceiro do RH que trabalha com equipes remotas, principalmente quando há a geolocalização no aplicativo.

A geolocalização no aplicativo uniu a internet e o GPS é uma inovação no controle de ponto. Você conhecerá neste artigo, um pouco mais sobre o assunto e como funciona a geolocalização.

O que é a geolocalização no aplicativo

O registro eletrônico de viagens com geolocalização é ideal para equipes que não estão fisicamente trabalhando no escritório. É comum em muitas organizações ter funcionários que, por sua atribuição, viajam grande parte de seu dia de trabalho.

Na verdade, não é incomum que um funcionário passe mais tempo executando suas tarefas do que fora do escritório.  Isso os impede de registrar a viagem da mesma forma que o resto da equipe.

Vantagens da geolocalização no aplicativo

  • Evita os atrasos e ausências frequentes dos trabalhadores que estão em home office;
  • Adiministra de forma inteligente as rotas;
  • Gerencia a jornada de trabalho de forma transparente;
  • Cumpre todos os requisitos das leis trabalhistas;
  • Registra adequadamente as horas extras trabalhadas;
  • Torna os processos e o ambiente de trabalho mais moderno.

O trabalho remoto altera a dinâmica de interação entre as equipes e a forma como cada funcionário executa as tarefas diárias. O mesmo vale para o profissional de RH: sem as pessoas do escritório, você precisa ter ferramentas que permitam acompanhar a jornada com a mesma qualidade.

Ou seja, é uma forma do RH fazer esse trabalho monitorando o relógio de ponto, garantindo a legalidade. Outro ponto importante é que os direitos e obrigações dos trabalhadores também são garantidos à distância.

Como funciona a geolocalização no aplicativo de ponto?

Geolocalização é uma tecnologia capaz de determinar a posição de uma pessoa com rapidez e precisão por meio de um sistema de coordenadas geográficas.

Como funciona? No caso do controle de pontos com geolocalização, o funcionário registra o início e o término da viagem. Dessa forma, a empresa pode saber a posição geográfica em que a marcação foi realizada.

Para isso, não só precisa contar com um sistema de ponto eletrônico digital, mas também oferecer funcionalidade de geolocalização. As informações de localização identificadas pelo dispositivo do funcionário são enviadas para esta plataforma.

O funcionário deve possuir um dispositivo móvel (celular, computador ou tablet) no qual possa executar o aplicativo de controle de viagem. Cada vez que você acerta o relógio, o dispositivo envia os dados de localização para a empresa.

Além de enviar um ponto específico, a função de geolocalização também registra os roteiros de viagem dos funcionários. Desta forma, a empresa conhece os percursos que decorrem durante o horário de trabalho, principalmente para os profissionais que estão em constante movimento.

Durante a pandemia de coronavírus em março, a consultoria Hibou estimou que 6 em cada 10 trabalhadores brasileiros estavam trabalhando em casa. Parece que essa modalidade vai durar mais tempo, já que as empresas estão pensando em tornar o teletrabalho permanente.

Assim como no caso da XP Investimentos, a empresa disse que está estudando a possibilidade do teletrabalho como a nova norma para seus 2.700 funcionários. o Art. 2º da Lei 7.855 da CLT, o ideal é utilizar um sistema de pontos online que inclua também a função de geolocalização.

O início e o fim da jornada do funcionário e a posição geográfica do funcionário são registrados nesta plataforma. Mas é claro, a pedido.

 

Com as informações geográficas, a empresa pode saber se o funcionário está registrando a entrada e o final da viagem no local combinado. Além disso, você pode direcionar o trabalho de acordo com a localização geográfica de cada funcionário, o que acaba otimizando os roteiros e aumentando a eficiência da produção.

Em quais situações a geolocalização por aplicativo é indicada?

O registro eletrônico de viagens com geolocalização é ideal para equipes que não estão fisicamente trabalhando no escritório. É comum em muitas organizações ter funcionários que, por sua atribuição, viajam grande parte de seu dia de trabalho.

Na verdade, não é incomum que um funcionário passe mais tempo executando suas tarefas do que fora do escritório. . Isso os impede de registrar a viagem da mesma forma que o resto da equipe. Exemplos de pessoas que trabalham em trânsito são:

  • Motoristas;
  • Vendedores externos;
  • Equipe em home office;
  • E outros.

Conclusão

Não tem segredo: o melhor sistema eletrônico de horário e atendimento é aquele que atende a todas as necessidades da sua empresa. Há até quem use planilhas de horas até hoje. Para ajudá-lo a encontrar o melhor, descubra quais são as necessidades específicas do departamento de RH.

Pense nas atividades que seriam muito úteis se fossem automatizadas e procure no mercado a empresa que tem capacidade para atender às suas necessidades.

Por exemplo, se você for o gerente de RH de uma empresa farmacêutica, provavelmente terá um grande número de trabalhadores de campo entre seus funcionários. Como resultado, eles precisam viajar com bastante frequência para encontrar profissionais de saúde e outros clientes. Nesse caso, não vale a pena contar com um sistema simples de pontos online com funcionalidade limitada. Por fim, é interessante que o serviço a ser contratado também tenha a função de geolocalização.

Também pode ser que o capital humano da sua empresa trabalhe em diferentes viagens. Tem os que trabalham 4 horas, outras 6 horas e a maioria 8 horas. Para isso é importante ter uma plataforma que permita indicar uma viagem para cada funcionário e também oferecer a possibilidade de analisar se cumpre a viagem que lhe é destinada.

Além disso, também é possível gerar relatórios personalizados e monitorar as horas extras para efetuar o respectivo pagamento.

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