Benefícios de possuir um controle de ponto por aplicativo

Muitas empresas, independentemente do setor em que atuam, já se beneficiam da utilização de plataformas e softwares de gestão em seus processos internos.

Seja na cadeia produtiva, na logística ou na gestão de pessoas, não há como negar quais são as Vantagens da tecnologia no dia a dia das mais diversas empresas.

Hoje falaremos principalmente sobre as vantagens dessas tecnologias na gestão de recursos humanos das empresas, especialmente para o departamento de recursos humanos. O foco agora está no registro de tempo para cada aplicativo.

Você provavelmente já sabe que muitos gerentes de TI e RH estão em busca de soluções para coordenar os processos de trabalho dos funcionários e também para economizar tempo e dinheiro nos processos operacionais de Administração de pessoas.

Porque quanto mais ágeis forem esses processos, mais tempo haverá para desenvolver estratégias que enfoquem outras questões fundamentais da gestão de RH, como o controle ponto a aplicativo é uma ferramenta eficiente para incorporar tudo isso nas rotinas de RH e investir em esse tipo de solução pode ajudar muitos gerentes a melhorar o desempenho interno geral.

Além disso, o tempo e o atendimento é rotina obrigatória para todas as empresas brasileiras com mais de 20 funcionários e uma das formas mais seguras de manter um histórico das rotinas realizadas entre empregador e funcionário.

Neste artigo mostramos os maiores benefícios proporcionados pelo controle de ponto por aplicativo. Saiba mais sobre o tema e sobre como o controle de ponto por aplicativo pode aumentar os resultados do seu negócio! Continue lendo!

Por que o controle de ponto por aplicativo foi criado?

Desde 1948, ano em que essa regra foi introduzida na consolidação da legislação trabalhista (CLT), as empresas são obrigadas a planejar a jornada de trabalho de seus funcionários e as informações eram registradas em um livro de ponto onde cada funcionário registra seu horário de entrada e saída na empresa.

Na década de 2000, o ponto eletrônico começou a ser utilizado por diversas organizações, agregando um pouco mais de modernidade a esse processo. Com isso, o funcionário pode marcar o ponto com um crachá ou até mesmo com sua impressão digital.

O grande problema é que tais métodos de registro não eram tão seguros quanto deveriam ser devido à exposição a erros humanos e até mesmo fraudes nas planilhas de horas.

Este tipo de situação criou uma série de problemas para os profissionais do RH, que são os responsáveis pelo controle de ponto nas organizações, o que abriu as portas a novas soluções para a resolução de situações tão problemáticas.

O controle de ponto eletrônico então foi criado e as empresas aderiram para garantir mais segurança, praticidade, agilidade e flexibilidade a todos os gestores e colaboradores nas organizações do país.

Como funciona o controle de ponto por aplicativo

O rastreamento de tempos por aplicativo é uma solução que permite aos funcionários de uma empresa registrar seus horários de entrada, intervalo e saída por meio do próprio smartphone ou tablet.

 

Em outras palavras, com este método de controle, os funcionários registram seus pontos de tempo de trabalho em um aplicativo especializado por meio de um dispositivo conectado à Internet.

O sistema de registro de ponto por aplicativo permite o registro de tempos em dispositivos móveis e um aplicativo dedicado para isso, que pode ser baixado nos diversos modelos de celulares, diretamente da Play Store, para dispositivos Android ou da App Store para iOS.

 

Esta solução possui um sistema que armazena as informações na nuvem e todas elas podem ser acessadas via dispositivos móveis ou via plataforma do gestor.

Isso permite que os funcionários mantenham o controle do ponto simplesmente  usando seu próprio smartphone e os supervisores têm acesso a todas as informações geradas a partir dessa marcação.

A lei e o controle de ponto por aplicativo

Sim!

Em 2009, foi criada a Portaria 1510, que estabelece todas as regras para que as empresas utilizem o sistema de registro eletrônico de horas para controle e monitoramento da jornada de trabalho dos colaboradores.

Esta portaria também é conhecida como Lei do Registro Eletrônico de Horas e foi desenvolvida com o objetivo de atualizar rotinas de registro de viagens em empresas brasileiras e tornar mais seguro todo o processo desde o registro de horas até o ajuste da remuneração do empregado regulamentado em empresas no país. Uma das formas alternativas de registro de horas é o aplicativo de registro de horas.

A Portaria 373 é apenas um reflexo do intenso processo de transformação digital do mercado de trabalho brasileiro, que exige cada vez mais agilidade e segurança nos processos de gestão de pessoas nas empresas.

Benefícios do controle de ponto por aplicativo

Agora que você sabe mais sobre como funciona o controle de ponto por aplicativo, vamos entender os principais benefícios dessa modalidade de registro de ponto.

  • Suporte

Sabemos da importância do registro dos horários de trabalho dos funcionários durante o dia a dia, pois esses registros facilitam a compreensão de várias situações internas em uma empresa.

A experiência proporcionada pelo controle de ponto por aplicativo garante total segurança aos colaboradores e também o RH, de forma prática e inteligente, proporcionando total suporte quando necessário.

  • Segurança

O controle de ponto por aplicativo evita por completo as fraudes e falhas humanas na hora de realizar a marcação de ponto, pois suas ferramentas certificam os gestores e funcionários de que os horários estão sendo contabilizados e processados adequadamente.

  • Tratamento de ponto

Quando o registro do ponto é feito, o RH tem total acesso as informações, que são computadas no sistema, podendo seguir exatamente o que exige a lei: realizar o tratamento de ponto.

É comum que alguns colaboradores façam o registro do ponto no horário errado, que esqueçam de bater ponto ou simplesmente registrem mais de uma vez. Através do controle de ponto por aplicativo, o RH consegue corrigir esses erros, pois as informações são acessíveis na plataforma.

Tudo isso também auxilia no fechamento da folha de pagamento, pois os erros que antes eram comuns e interferiam na remuneração dos colaboradores podem ser corrigidos antes do processamento da folha.

Isso evita erros de pagamento e outros problemas mais sérios, como ações trabalhistas.

  • Relatórios Fiscais

Uma das principais funcionalidades do registo de tempos por aplicação e consequentemente do controlo de presenças online é a possibilidade de emitir relatórios essenciais de registo de tempos, como acontece com AFD, AFDT e ACJEF.

Nesses arquivos são registrados todos os pontos que os funcionários conquistaram, e também calcula todas as variáveis ​​que podem afetar a remuneração do funcionário no final do mês, como horas extras, horas extras, entre outras.

Simplifica os processos fiscais e também garante o cumprimento da legislação trabalhista por parte da empresa e evita problemas com auditorias.

Conclusão

Agora que você já conhece bem o controle de ponto por aplicativo e seus principais benefícios, por que não aderir em sua empresa?

Existem diversos modelos disponíveis, com mensalidades cobradas mensalmente de acordo com a quantidade de funcionários que irão utilizar o controle.

Sem dúvidas o controle de ponto por aplicativo é a opção mais completa e acessível no mercado, que une custo-benefício e segurança para as organizações!

Veja outros Conteúdos

Um sistema de ponto pode trazer grandes vantagens para sua empresa

Data da postagem: 10/13/2021

Adicional Noturno

Data da postagem: 10/13/2021

Carteira de Trabalho Digital já é realidade

Data da postagem: 10/14/2021

O Negociado prevalece sobre o legislado – Lei 13467/2017

Data da postagem: 10/14/2021

Como escolher a jornada de trabalho ideal ?

Data da postagem: 10/14/2021

Conheça todas as vantagens de possuir um sistema de ponto eletrônico

Data da postagem: 10/14/2021

Selecione um departamento.

Administrativo/Financeiro

Opção 0

Comercial/Vendas

Opção 1

Suporte/Implantação

Opção 2

Seja uma Revenda

Canal de Revendas