Ponto Digital

O trabalho em home office vem crescendo no Brasil há alguns anos. Mas, com o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, esta modalidade bateu recordes no país. Para muitas empresas, a mudança foi imposta por conta da crise, não por uma escolha empresarial. Para elas, fica ainda mais importante tentar entender como mudar para o trabalho remoto, sem que isto gere prejuízos para o negócio. É importante observar que nem todas as atividades comerciais têm como opção o home office. Quando isso é possível, no entanto, a necessidade de entender como se procede é fundamental. E o ponto digital é uma das ferramentas que podem ajudar nisso.

O crescimento do uso do ponto digital

O aumento do trabalho em home office levou a uma mudança também no mundo da tecnologia e das ferramentas digitais. Cresceu o número de softwares que realizam o controle do ponto dos funcionários de uma empresa que estejam trabalhando em home office. Para que possa ser utilizada, a ferramenta de ponto digital precisa obedecer os preceitos do controle da jornada de trabalho que são autorizados pelo Ministério do Trabalho, segundo a Portaria 373. Conforme e legislação, no entanto, aqueles colaboradores que estão em trabalho remoto não são obrigados a realizar o controle do ponto. Essas ferramentas de ponto digital podem ser instaladas nos smartphones dos trabalhadores para que se possa registrar suas entradas e saídas do trabalho, mesmo estando off-line. Para que isso seja feito, é preciso recorrer ao recurso de autorização de dispositivos móveis permitidos ligados ao sistema da empresa.

Produtividade no trabalho remoto

A tecnologia do ponto digital ajuda, primeiramente, aos gestores de empresas a obter informações precisas sobre a jornada de trabalho de seus colaboradores. Isso pode ser um grande trunfo não só para eles, quanto para os próprios funcionários. Assim, eles podem comprovar quanto tempo trabalharam, ajudando-os a receber benefícios devidos (horas extras). Existem ainda ferramentas de ponto que conseguem organizar e controlar ordens de serviço remotas. Assim, tanto o empresário quanto o funcionário sabem o que é preciso ser feito. Isto ajuda na comunicação do trabalho a ser feito e no cumprimento de prazos, aumentando a produtividade. Outro ponto importante a ser mencionado é que as ferramentas digitais de ponto são muito importantes para o setor de Recursos Humanos das empresas. Assim, ele pode realizar seu trabalho com mais eficiência e maior produtividade, enquanto os colaboradores estão em home office. Além disso, existem softwares de controle de ponto digital hoje que permitem que o funcionário envie documentos para o Recursos Humanos, como um atestado médico, por exemplo, com rapidez e eficiência. O documento chega com facilidade ao sistema da empresa a facilita o trabalho do RH. Em resumo, o ponto digital é uma importante ferramenta para os gestores de empresas e para o setor de RH para controlar o trabalho em home office dos funcionários. Mas ele também é importante para os colaboradores, que podem comprovar com mais facilidade que estiveram realmente executando suas funções em um determinado período de tempo. Gostou deste artigo? Agora marque seu amigo nos comentários e compartilhe o post para que outras pessoas entendam como o ponto digital transformou o trabalho remoto e o deixou mais produtivo.